BoituvaSP
Artigo publicado por Abner Soares - 12/12/2014
A partir do dia 16, som alto pode gerar multa e apreensão de veículo em Boituva
"Motoristas serão autuados e os veículos até guinchados em razão do som alto!"
A partir do dia 16, som alto pode gerar multa e apreensão de veículo em Boituva - BoituvaSP Com a vacância da lei, a partir da próxima terça-feira (16), todos os veículos automotores, elétricos, de propulsão humana, de tração animal, de reboque ou semirreboque, estacionados ou em movimento em vias ou logradouros públicos, bem como aqueles estac

Os motoristas e estabelecimentos que forem flagrados pelo decibelímetro, emitindo mais de 80 decibéis de ruído sonoro, poderão receber multas administrativas no valor de 300 UFMs, sem contar as medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que poderão culminar na remoção do veículo para pátio credenciado e, em caso de reincidência, a multa poderá ser aplicada até o triplo do valor inicial, sendo o veículo liberado somente após a perícia.
Fiscalização

De acordo com o secretário Benedito Aparecido Lisboa Juvenil (Cooperação na Área de Segurança Pública), a recém-criada Legislação Municipal não proíbe o som automotivo ou estabelecimentos, desde que dentro dos limites, mas coíbe os excessos. “Diariamente, por meio da Guarda Civil Municipal local, recebemos inúmeras reclamações de abusos de motoristas e estabelecimentos com relação ao som, que agora serão combatidos por meio de operações e denúncias”, disse.

O secretário lembra a ação de fiscalização será intensificada pela Guarda Civil Municipal, inclusive com a participação da Polícia Militar. “Já mapeamos os pontos de conflitos e vamos fiscalizar, adotando algumas medidas com rigor”, disse. Tanto os agentes de trânsito como a Guarda Civil Municipal estão equipados com decibelímetro, que é o aparelho que medirá a altura do som dos carros e estabelecimentos que forem flagrados desrespeitando a lei.
Blitz “EducaSom”

Neste final de semana, entre os dias 5 e 7 de dezembro, viaturas da Guarda Civil Municipal participaram de uma ação de orientação, em pontos que já foram mapeados e com maior concentração de barulho. Com decibelímetro em punho, os Guardas Municipais abordaram veículos em movimento, estabelecimentos comerciais e veículos parados em frente a casas noturnas, para a distribuição de folhetos de orientação.

Segundo informou o comandante da Guarda Civil Municipal, o inspetor Marcos Roberto Gomes, a ação educativa e preventiva alcançou estabelecimentos comerciais diversos estabelecimentos, inclusive lojas de instalação de som automotivo. “Grande parte dos condutores que abordamos, estavam estacionados em frente a bares e casas de show, onde permaneciam no local com som em alto volume. Esses casos serão multados”, disse o comandante da GCM Boituva.

Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2017 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP