BoituvaSP
Artigo publicado por Henderson Barbosa - 15/06/2013
Crescimento do setor de alimentos e bebidas solidifica a profissão de sommelier
"rimeiro curso de Sommelier no Senac foi lançado em 1987 e, segundo documentos da instituição, abrangia atribuições profissionais"
Crescimento do setor de alimentos e bebidas solidifica a profissão de sommelier - BoituvaSP De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), os produtos provenientes das indústrias de alimentos e bebidas equivalem a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que além de criarem um número crescente de empregos, geram um saldo comercial superior àquele criado por todo o restante da economia. O faturamento das empresas do setor somou R$ 431,6 bilhões em 2012, frente aos R$ 383,3 bilhões do ano anterior.

O setor de bebidas no Brasil, especificamente, também representa grande relevância à economia do país, e, acrescentada a muitos outros fatores, principalmente pelo dinamismo verificado pela variedade de segmentos envolvidos, o exercício da profissão de sommelier foi regulamentado em 2011. De acordo com a Lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011, “considera-se sommelier, para efeitos desta Lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”.

Acompanhando esse cenário, o Senac busca capacitar profissionais para atuarem nesse segmento de grande impacto na economia, importante gerador de emprego e renda no país.

O primeiro curso de Sommelier no Senac foi lançado em 1987 e, segundo documentos da instituição, abrangia atribuições profissionais, o mercado de trabalho, apresentação pessoal, compra de vinhos, técnicas de vendas de vinhos em restaurantes, serviço de vinho, técnicas de preparação da carta de vinhos e degustação de vinhos.

"Os cursos de Formação de Sommelier da instituição são desenvolvidos de acordo com as etapas de trabalho do profissional e propõem o desenvolvimento de habilidades para atuação em um mercado competitivo e múltiplo em que diferentes bebidas fazem parte levando em conta que atualmente esse mercado contempla uma diversidade de produtos muito grande e específica", afirma Juliana Reis, responsável pela área no Senac São Paulo.

Formação de Sommelier: Cachaças
O Senac, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça – Ibrac, oferece o curso de Formação de Sommelier: Cachaças. O mentor do curso, Jairo Martins da Silva, fala da importância da preparação de profissionais para esse mercado, que se encontra em pleno desenvolvimento, tendo em vista os grandes eventos esportivos programados para o Brasil nos próximos anos.

“Apesar do seu sucesso em âmbito mundial, ainda há uma lacuna de conhecimento, histórico, cultural e gastronômico, entre os apreciadores e os profissionais do serviço e do mercado da cachaça. Por esse motivo, principalmente agora, quando teremos um grande fluxo de turistas no país, precisamos de disseminadores que possam difundir essa cultura no Brasil e no mundo”, afirma.

Ainda segundo Jairo, o curso do Senac prepara profissionais para a área por meio da abordagem de tópicos relevantes que caracterizam o produto, desde a sua origem, no início da colonização portuguesa, passando pela história, sociologia, regiões produtoras, processos produtivos, tipos, estilos e serviço, até o atendimento ao consumidor.

Conheça o curso Formação de Sommelier: Cachaças

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2020 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP