BoituvaSP
Artigo publicado por Henderson Barbosa - 07/06/2013
Invasão recebe prêmio do Basa por matéria sobre os búfalos
"Programa gravado em Soure, foi escolhido para comemorar o Dia da Imprensa"
Invasão recebe prêmio do Basa por matéria sobre os búfalos - BoituvaSP As jornadas do “Invasão” pelos recantos do Pará começam a dar frutos, prova de que o novo formato do programa, com seu lado A (destinado a viagens) e lado B (no estúdio, com entrevistas e matérias mais urbanas) está dando certo na promoção da nossa cultura.

A série que estreou nessa temporada, com viagens por recantos da Ilha do Marajó – Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure – chamou a atenção do Banco da Amazônia, que escolheu a reportagem sobre os búfalos para ser premiada nesta sexta-feira, 07, em solenidade para a imprensa local.

O programa que apresenta “O Búfalo no cotidiano de Soure”, estreou na TV Cultura dia 9 de maio, mostrando o apresentador Robson Fonseca conhecendo mais sobre o cotidiano dos moradores do município, onde o animal tem um papel muito importante.

“Tentamos fazer um panorama do que tem no Marajó com pautas sobre as três localidades e um dos recortes foi a história do búfalo. O que ele é para o marajoara, como valorizam essa cultura principalmente em Soure, onde aproveitam o animal como meio de transporte – caso da Guarda Montada, que tem um trabalho bonito de cuidado com eles -, e de subsistência, aproveitando todas as partes do búfalo, fazendo queijo, comendo a carne e beneficiando o couro, por exemplo”, apontou.

Robson acrescentou que a logística para se chegar e deslocar pela Ilha é complicada, mas que é fundamental mostrar outros aspectos de um lugar tão abandonado e que tem tantas dificuldades. “É um lugar paradisíaco que precisa ser valorizado, que tem muitas coisas bacanas que procuramos registrar no ‘Invasão’. A ideia do programa é justamente essa, de mostrar o que de bom temos nesse Estado e o premio vem para mostrar que estamos no caminho certo seguindo essa linha”, resumiu o apresentador, que foi o profissional escolhido pela Cultura para receber o prêmio.

Conheça outros premiados:

SBT Pará - A reportagem que mais valorizou a cultura amazônica escolhida pelo SBT foi a matéria que mostra feirantes, artesãos, funcionários públicos que nas horas vagas e que viram roteiristas, atores, câmeras, editores e não recebem nada por isso. Trabalham por amor, são nativos do município de Ponta de Pedras, no Marajó, que o SBT denominou de “Cineastas da Floresta”.

Rede Record - A reportagem escolhida pelo Record foi a matéria exibida no programa Eco Record sobre a Ilha de Algodoal. Neste programa, a repórter Márcia Dantas revela os atrativos da ilha e embarca nas águas do oceano Atlântico para mostrar o Projeto "Bicho d'água", realizado por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, que estuda grupos de botos que sobrevivem na área, para a manutenção da espécie.

ORM - A reportagem escolhida pela TV Liberal foi “O Projeto Barco Solar”. A reportagem desenvolvida pelo programa É do Pará, mostra uma pesquisa das Universidades Federal do Pará e Santa Catarina que tem como objetivo beneficiar comunidades ribeirinhas da região da Ilha das Onças, no Pará.

Grupo RBA - A reportagem escolhida pela TV RBA foi a matéria sobre o Tecnobrega.

Fundação Nazaré -A reportagem escolhida pela Fundação Nazaré foi a matéria Igrejas históricas de Belém, exibida no programa "Encantos da Amazônia", produzido pela rede Nazaré de Televisão e mostra as realidades históricas, culturais, artísticas, sociais e ambientais da Amazônia.


Sobre a premiação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Banco da Amazônia presta homenagens à imprensa em solenidade comemorativa ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado dia 1º de junho. Neste ano, a premiação tem como tema “A valorização da cultura Amazônica” e os veículos de comunicação locais escolheram os profissionais que mais se destacaram em 2012 para ser laureados.

Eles elaboraram matérias jornalísticas, que valorizaram os melhores e mais ricos aspectos da cultura amazônica, além de personagens da literatura, esporte, música, ciência e diversas outras áreas do conhecimento. Desde o me passado, o banco vem realizando homenagens no Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão; além do município de Santarém-PA.

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2017 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP