BoituvaSP
Artigo publicado por Henderson Barbosa - 17/09/2014
Luz, câmera, ação: Cine Boa Praça está em Boituva!
"Projeto cultural que busca democratizar o acesso ao cinema realiza neste no sua 2ª edição"
Luz, câmera, ação: Cine Boa Praça está em Boituva! - BoituvaSP De agosto a outubro deste ano, o Cine Boa Praça volta à região, desta vez visitando 15 cidades: Sorocaba, Itu, Salto, Tatuí, Itapetininga, Alambari, Cesário Lange, Ibiúna, Tietê, Porto Feliz, Boituva, Votorantim, São Roque Piedade e Mairinque. O projeto busca democratizar o acesso ao cinema, através da exibição gratuita de sessões de filmes em praças de bairros com pouco ou nenhum acesso à arte e à cultura. E mais uma vez, conta com o patrocínio da Sorocaba-Refrescos - Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (PROAC), tendo ainda a equipe do CINETELONA cuidando da realização técnica, além da parceria com as prefeituras das cidades escolhidas.
Tela inflável, cadeiras, equipamentos de som e vídeo vão sendo instalados nas praças públicas, convocando todos a chegarem mais perto, curiosos para saber o que vai acontecer ali, em seu bairro. “A ideia é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população, que vive a dura realidade cotidiana e tanto deseja momentos de pura magia, diversão e encantamento”, afirma Lidiane Oliveira, uma das coordenadoras do CINE BOA PRAÇA: “Esperamos repetir o sucesso da 1ª edição, realizada de setembro de 2012 a março de 2013, reunindo um público expressivo e das mais diversas faixas etárias”. Famílias inteiras, crianças, jovens, idosos se reúnem diante da grande tela e podem soltar a imaginação, sendo tocados pelo jogo de luzes e sombras, pelas tramas e seus personagens.
A analista de comunicação social da Sorocaba Refrescos, Renata Oliveira, destaca que o CINE BOA PRAÇA é uma oportunidade para as pessoas que gostam de um bom filme em família: “O acesso é totalmente gratuito e todos são convidados a participar. Embora haja uma limitação de acentos exclusivos do projeto, 200 cadeiras, as áreas do cine são amplas. Além do entretenimento que será proporcionado, é uma forma de valorizar e incentivar esse bem cultural”.
Em Boituva as sessões serão realizadas no dia 18/09 na Praça Novo Mundo - Rua Carmela Tirabassi Coan, s/n e no dia 19/09 na Rua das Artes "Solange Fregone", ambos com início as 18h30.
Em todas as sessões, O CINE BOA PRAÇA conta ainda com um animador cultural que interage com o público e promove concursos culturais, que têm como objetivo aproximar ainda mais os espectadores dos temas abordados nos filmes. Todos são instigados a participar dos desafios e, no final, os vencedores recebem prêmios: livros de autores nacionais que brincam e subvertem os contos infantis clássicos, como “Felizes quase sempre”, de Antonio Prata, e “Até as princesas soltam pum”, de Ilan Brenman. “Mais do que apenas assistir aos filmes, queremos que nosso público amplie seus repertórios culturais. Afinal, cinema é conhecimento!”, lembra Claudia Perrotta.

SERVIÇO:

PROJETO CINE BOA PRAÇA: projeto cultural que busca democratizar o acesso ao cinema, através da exibição gratuita de sessões de filmes em praças de bairros com pouco ou nenhum acesso à arte e à cultura.

PATROCÍNIO: COCA-COLA
APOIO: PROAC – ICMS
REALIZAÇÃO TÉCNICA: CINETELONA

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2018 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP