BoituvaSP
Artigo publicado por Claudinei Soares - 06/09/2013
O Instituto Ação Cidadão participa do desfile do aniversário de Boituva (06/Set/2013)
"Civismo"
O Instituto Ação Cidadão participa do desfile do aniversário de Boituva (06/Set/2013) - BoituvaSP O Instituto Ação Cidadão, através do Programa Guarda Juvenil, participou do desfile do dia 06 de setembro de 2013. Foi um ato de civismo onde os jovens de maneira exemplar desfilaram com entusiasmo, garbo e brilhantismo. Sob os aplausos, 120 jovens passaram à frente do palanque das autoridades!

O Instituto Ação Cidadão, nasceu através de ações voluntárias de cidadãos de bem da Cidade de Boituva/SP, com o apoio da Igreja Batista Renovada, onde seu Pastor Claudinei Ferreira Soares, policial militar, atuava com jovens do Programa “Jovens Construindo a Cidadania - JCC” e o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência "PROERD", da Policia Militar. Naquele momento sentiu-se a necessidade de ampliar a autuação e o alcance dos projetos sociais.

Quando era presidente da extinta Associação Jardim São Paulo (2009), o policial Claudinei desenvolveu o Projeto “Reciclagem começa no Bairro”; uma parceria entre a Prefeitura de Boituva, Associação de Moradores Jardim São Paulo, Emef Profa. Vilma Aparecida Penatti Galvão e Policia Militar, através do Programa “JCC”; que foi um marco ambiental na cidade de Boituva/SP.

Ao lidar com os Jovens do Programa JCC, o policial Claudinei constatou a carência financeira daqueles jovens onde a criminalidade já atingia alguns deles, através das drogas e do tráfico; aliado a isso a falta de perspectiva de engajamento no mercado de trabalho, embora estivessem estudando.

Era um movimento social, mas faltava o trabalho para estes jovens complementarem a renda familiar com dignidade; Naquele momento o Sargento Claudinei lembrou-se de sua adolescência em que foi guarda mirim na cidade de Diadema/SP, à época trabalhou na SODIPROM, cujo o significado era: “Sociedade de proteção ao menor”, hoje, Centro de Formação de Aprendizes de Diadema”, daí veio a idéia de criar o Instituto Ação Cidadão que dentre suas finalidades sociais, desenvolve o Programa “Guarda Juvenil”, que tem como meta auxiliar 300 jovens de nosso município a ingressarem no mercado de trabalho, através da Lei 10.097/2000, de forma aprendiz, tomando contato com a sociedade de bem, tendo noções de cidadania, economia e responsabilidade; com a ajuda e a parceria de diversas empresas conveniadas.

+ imagens

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2018 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP