BoituvaSP
Artigo publicado por Henderson Barbosa - 18/06/2013
Segunda reunião sobre Conferência de Cultura ocorre na sexta
"Nesse encontro, será definida a Comissão Executiva Municipal, que organizará forma e conteúdo do evento marcado para o dia 13"
Segunda reunião sobre Conferência de Cultura ocorre na sexta - BoituvaSP Depois de formada a Comissão Preparatória Municipal na última quinta-feira, o próximo passo para a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura - Viva Cidade: Cultura e Desenvolvimento acontece nesta sexta-feira, dia 21, quando será realizada uma reunião, às 14h, na Secretaria de Cultura e Lazer (Secut), no Palacete Scarpa, para definir os titulares e os suplentes do grupo que formarão a Comissão Executiva Municipal que deverá, entre outras atribuições, aprovar o regimento da conferência, organizando-a em forma e conteúdo. A conferência está marcada para acontecer no dia 13 de julho em Sorocaba, mas o local ainda não foi definido.

Na quinta-feira, cerca de 100 pessoas atenderam ao chamamento público realizado pela Secult, e compareceram na primeira reunião para a organização do evento. No encontro formado por artistas das mais diversas áreas, produtores culturais, e sociedade civil, é que foi formada a Comissão Preparatória Municipal, responsável por estabelecer as diretrizes da conferência. Essa comissão foi formada por 26 voluntários, além de representantes do Poder Público Executivo e Legislativo, totalizando 38 membros.

No encontro, aberto pelo secretário de Cultura, José Simões de Almeida Júnior, e apresentado pela diretora de área de lazer, Jaqueline Gomes, o público presente não hesitou em questionar o formato e os eixos temáticos que serão discutidos no evento municipal, bem como criticar o curto prazo para sua realização.Também foi lembrado as edições anteriores das conferências municipais ocorridas em 2007, 2009, e 2011, quando houve pouca participação da classe interessada. Como lembrou a diretora teatral Nanaia de Simas, em uma das edições não houve continuidade das atividades no período da tarde, por falta de quorum.

De acordo com a diretora de lazer da Secult, Jaqueline Gomes, a resposta do público e classe artística ao chamamento para esta etapa, que é de pensar a conferência, demonstra a credibilidade no trabalho que vem sendo desenvolvido "e patenteia a ânsia dos artistas e produtores culturais em colaborar para a definição das diretrizes da cultura no município", afirma, lembrando que a conferência municipal é a primeira instância da inclusão de Sorocaba no circuito de discussão das políticas de cultura, em consonância com a 3ª Conferencia Nacional de Cultura, que acontece entre 26 e 29 de novembro, em Brasília.

Uma pré-conferência está marcada para o dia 5 de julho. No evento que antecede a conferência principal sairão os delegados que representarão Sorocaba na Conferência Nacional de Cultura. "Este é, também, um importante passo para sedimentar a adesão de Sorocaba ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)", explica a Jaqueline.

veja também
Boituguia
BoituvaSP
BoituvaSP 2018 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por BoituvaSP